terça-feira, 3 de junho de 2008

Deu na blogosfera: Aécio Neves na Current TV

Está fazendo o maior sucesso na rede o filme “Gagged in Brazil”, de Daniel Florêncio, cineasta de Belo Horizonte que mora em Londres e trabalha na CurrentTV, o canal do ambientalista e ex-candidato à presidência dos EUA, Al Gore.
Através de depoimentos e exemplos, o filme trata das relações entre o governador Aécio Neves e a imprensa e mostra como jornalistas da TV Globo e do jornal Estado de Minas se sentem limitados ao falarem (mal) do Governo e do governador de Minas Gerais.
O filme estreou dia 27 de maio no Reino Unido e uma semana antes nos EUA. Uma versão legendada em português (embora não seja uma ótima tradução) está disponível no youtube:

Falta credibilidade na blogosfera: interessante é que mostrei o vídeo durante aula da disciplina que leciono, "Comunicação e Tecnologias Digitais", no IEC, e alguns alunos disseram que não acreditam, que é tudo montagem. Comentei com o Daniel esse resultado e ele me contou que exibiu também no Reino Unido para uma turma de media business da cityuniversity, "para eles aprenderem como é que funciona na América Latina", mas lá a aceitação foi boa.
O autor é um dos curadores do Animamúsica, projeto que incentiva a realização de obras audiovisuais que exploram a interface entre música e imagem. Além disso, Daniel faz boas análises do jornalismo brasileiro em seu blog.