sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mapas culturais no mundo digital

Não são novas as questões sobre como a dimensão espaço-temporal é afetada pelo uso das mídias digitais. Uma discussão ainda mais tensionada com o advento das mídias locativas, para remeter ao conceito e às pesquisas de André Lemos.
Ao alterar a transformar a percepção espaço-temporal, tranforma-se também a maneira como se configura o meio sócio-cultural.
Pois, hoje, dia 30 de janeiro de 2009, acadêmicos da UCLA estão lançando um programa digital multidisciplinar que tem como objetivo explorar a relação que as pessoas estabelecem com seus espaços físicos e com a cultura por meio de aplicativos e dispositivos digitais
O W.M. Keck Digital Cultural Mapping Program é uma iniciativa de U$500.000 do Center for Digital Humanities da Universidade.
Dêem uma olhada.
Agradeço ao professor David Morgan da Universidade de Duke que me mandou o link.
Que se faça a rede!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Métodos e teorias para o estudo da religião na Internet

Oliver Krüger é professor de Estudos Religiosos na Miséricorde University na cidade de Fribourg (Suiça) e compartilha uma de nossas (tantas) reflexões sobre metodologia de pesquisa no (fluido, flexível, cambiante, volátil) meio digital.
Estuda - como eu - a relação entre religião e mídia, e neste caso, apresenta o resultado de sua pesquisa sobre Métodos e Teorias para o estudo da religião na Internet.
Se a religião tradicional, predominantemente, utilizava livros e manuscritos como principais mídias de expressão, cada vez mais, grupos religiosos têm se apropriado das ferramentas do ciberespaço para divulgar seus princípios, ritos e ideologia. E, para mim, é uma idéia tentadora dar uma investigada na interação entre o imaterialidade religiosa e o imaterialidade do mundo virtual.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Livro sobre as redes na rede para download

Christian Fuchs é professor associado da Universidade de Salsburg e responsável pelo grupo que pesquisa em redes sociais Theory Research Group ICT&S Center - Advanced Studies and Research in Information and Communication Technologies & Society. O rapaz, que se conecta, também tem um blog.
Pois além disso, Fuchs acaba de lançar o seu novo livro - Social Networking Sites and the Surveillance Society. A Critical Case Study of the Usage of studiVZ, Facebook, and MySpace by Students in Salzburg in the Context of Electronic Surveillance e, ao mesmo tempo, disponibilizá-lo para download no formato .PDF.
Literalmente, não custa nada dar uma olhada.

De volta e muito melhores.

Um olá e um abraço a todos! O projeto de pesquisa de nosso grupo - processos de produção colaborativa de conhecimento científico na blogosfera e na wikimedia - foi aprovado pela Fapemig (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais). O projeto, que prevê uma experimentação em wikibook, terá duração de dois anos. Portanto, temos pela frente dois anos de muito trabalho, muitas experimentações, muitos insights, informações e, esperamos, bons resultados que, claro, serão compartilhados com todos os interessados neste espaço virtual, mas muito sincero.
Estamos de volta e agora melhores que nunca.