terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cultura wiki e social design

Assisti a uma palestra virtual do Lee LeFever sobre 'social design', a convite do professor Marcello Bax, expert em Gestão da Informação na UFMG. Pude constatar: a cultura wiki cada vez mais se consolida na internet. A construção de ambientes virtuais tende a ser centrada nos usuários, em plataformas transmidiáticas e em navegações simples.
LeFever é o fundador e diretor da Common Craft, produtora do "In Plain English" (“em inglês simples”), uma série de boletins de vídeos online sobre temas complexos como RSS, Wiki e Social Bookmarking, por exemplo.
O objetivo da Common Craft é simplificar a compreensão do entendimento.
Com duração de 3 minutos, os vídeos ensinam desde a usar o Twitter até o que são plataformas Wikis. Foram vistos mais de 8 milhões de vezes. O foco atual, segundo as declarações de LeFever na palestra, são os vídeos educativos para uso em empresas e escolas.
Lee e sua esposa Sachi vivem em Seattle e operam a empresa de casa. Foram contratados por empresas como o Google, LinkedIn e Ford.

Wikiducação
A palestra foi produzida pela Educartis, uma empresa paulista que promove discussões e pesquisas em torno da construção coletiva do conhecimento. Dia 19/02 será mostrada a montagem de uma apresentação em PowerPoint a partir do podcast do Wikiducação. Dentro dos conceitos de Knowledge design, serão criados roteiro e ilustrações. As vagas são limitadas e a inscrição é grátis.

Veja os vídeos:
Wikis in Plain English

Twittew in Plain English

Social Media in Plain English