segunda-feira, 30 de março de 2009

O ponto de partida

"Investigar possibilidades de produção colaborativa de conhecimento científico, em dimensões sociocomunicacional e tecnológica, nos formatos blog e wiki, através da análise comparativa dessa produção em formatos blog e wiki e da posterior criação do wikibook Laboratório de Redes e do desenvolvimento coletivo do blog Cultura em Fluxo , ambos vinculados ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Redes Hipermidiáticas (CNPq/PUC Minas").

Entre aspas, o objetivo geral de nosso grupo pesquisa. Soa complicado? Também a nós não parece ser tarefa fácil.
Para dar início ao processo, temos, primeiro, que estabelecer alguns critérios e categorias. Dentre eles, o que consideramos como "conhecimento científico" no formato blog e wiki.

Entretanto, não partimos do zero e tentando ser coerentes com o nosso próprio objeto de estudo, à medida que formos caminhando, compartilharemos a nossa leitura, nossas impressões e posteriores produções acadêmicas.
De saída, disponibilizamos alguns textos que nortearam e fundamentaram a confecção do nosso projeto: The wiki factor (2006) de Philip Evans; The Challenges and Successes of Wikibookian Experts and Wikibook Novices: Classroom and Community Collaborative Experiences de Curt Bonk e outros e Wiki-based facilitation in a newly formed academic community of practice (2005) de Elizabeth Lio e outros.

Será um prazer recebermos, também, contribuições que tornem menos solitária a trajetória nossa pesquisa.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Campanha contra o bloqueio de Blogs

Diga não ao bloqueio de blogsTalvez você não saiba, mas seu blog está sendo bloqueado na escola do meu filho, na faculdade onde estudo e na empresas em que seus amigos trabalham. Mas por quê esse bloqueio?Ponto de vista dos profissionais de TI e empresáriosA função dos blogs é disponibilizar downloads de programas e filmes piratas que geralmente trazem junto com eles algum vírus ou código malicioso que infecta a rede corporativa. Por segurança tudo é bloqueado.Ponto de vista dos blogueiros sériosNossos blogs não podem ser bloqueados e discriminados pagando pelos erros de pessoas sem escrúpulos que mancham a reputação de blogs de qualidade e conteúdo relevante.O bloqueio por url é uma realidadeUma rápida busca no Google e você encontrará vários scripts ensinando como bloquear páginas da web pela url. Em alguns fóruns você verá perguntas formuladas por profissionais querendo descobrir como bloquear o blogger pela url. Mas não para por ai, wordpress, blogspot, blog, e isso é uma pena pois existem blogs de muita qualidade que são bloqueados por esses scripts de firewall.Veja um link que comprova que há busca por esse tipo de script na web:Como liberar apenas um blog no blogger
Campanha “Diga não ao bloqueio de blogsPor esse motivo o GF Soluções e o Informação Virtual se uniram para criar a campanha “Diga não ao bloqueio de blogs”, que tem dois objetivos principais:Conscientizar os blogueiros de que empresas, bibliotecas, faculdades e escolas bloqueiam blogs com palavras específicas na url como blogger, blogspot, blog, wordpress entre outros, sem levar em conta o conteúdo desses blogs.Conscientizar os administradores de rede de empresas, bibliotecas, faculdades e escolas que nossos blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes.Como participarEscreva um post divulgando a campanha, coloque os banners da campanha em seu blog, orkut, myspace, facebook e envie essa notícia para seus amigos que trabalham em empresas ou estudam e frequentam escolas, faculdades e bibliotecas que bloqueiam nosso conteúdo. Vamos conscientizar os administradores de rede de que possuímos conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes. Pegue o banner que melhor se adapta a seu template e coloque em seu blog.