quarta-feira, 23 de abril de 2008

WikiCrimes

Está no ar, desde dezembro (mas só estou sabendo agora!), mais um site no formato wiki: o WikiCrimes. Agora, o usuário devidamente cadastrado pode registrar algum delito do qual tenha sido vítima ou tomado conhecimento. Segundo informações contidas no site, o usuário informa "obrigatoriamente o tipo de local onde ocorreu o crime, a data e a hora e se ele foi informado a polícia ou não. Uma descrição textual da ocorrência pode também ser feita. Por fim, o usuário deve ter que indicar pelo menos uma pessoa (através de um e-mail) que pode ratificar a ocorrência como ela foi descrita. Quanto mais uma informação de crime for confirmada, mais ela passa a ser confiável".

O site foi concebido por Vasco Furtado, professor titular da Universidade de Fortaleza onde coordena a célula de Engenharia de Conhecimento. Maiores informações podem ser encontradas na própria página e no blog do Vasco.




terça-feira, 22 de abril de 2008

Para ler ouvindo Kraftwerk

As chamadas Ciências da Complexidade do século 20 nos permitem pensar sobre a pertubadora possibilidade de ampliação de nosso mundo real. No lugar de simulacros e simulações, virtualidades reais sem nenhum referente concreto. A Biotecnologia (que manipula a escritura básica da vida), a Nanotecnologia (que intervém sobre a estruturação básica da matéria) e a Cibernética (que opera no nível básico da cognição) predispõem a constituição de um novo homem que, ao invés de dispor de interfaces mediadoras entre ele e o mundo, passará a assimilar as próteses tecnológicas gerando uma nova configuração planetária composta por homens-máquinas e por máquinas-homens. Afinal, tal como uma célula se conecta em rede com outros corpos celulares, cérebros poderão se concatenar com outros cérebros por meio de conexões internalizadas.
Um estranho estranho estranho mundo construído e desejado por todos nós. Duvidas? Tens o direito! Mas por falar nisso, você já se cadastrou ao Joost, free online television? Se não, sign in! Cumprido a exigência de cadastro, assista ao documentário Beyond Human: the emotional robot e conheça algumas das pesquisas básicas de um cibernética em fluxo.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Googlewashing

Pagerank causa lavagem semântica?
Matéria de José Murilo Júnior do blog Ecologia Digital (http://ecodigital.blogspot.com/2003/04/googlewashingpagerank-causa-lavagem.html)apresenta o contexto e a repercussão do artigo de Andrew Orlowski, publicado no The Register em 2003, "Anti-war slogan repurposed and Googlewashed...in 42 days".
Caso interessante que aponta as dimensões do termo Googlewashing.